10 DICAS IMPORTANTES PARA A MAQUIAGEM DAS MÃES DOS NOIVOS FICAR PERFEITA NO GRANDE DIA

A mãe da noiva e do noivo também merecem destaque no casamento, mas nem por isso deve ser o centro das atenções. Saiba qual a make ideal para elas arrasarem no evento.

maquiagem mãe da noiva
Foto: Sarah Kate Photographer

É inegável que no Grande Dia a verdadeira estrela da ocasião é a noiva – o noivo que nos desculpe a sinceridade! Não é à toa que todos os presentes esperam por ela pacientemente e perdoam qualquer tipo de atraso, além de ficarem com um sorriso de orelha a orelha no momento em que ela dá o primeiro passo em direção ao altar.

Esse motivo é suficiente para justificar o quanto seria deselegante por parte das convidadas pesar a mão na maquiagempara o evento. Afinal, ninguém com bom senso quer chamar mais atenção do que quem vai se casar, não é mesmo? 

mãe da noiva com maquiagem diurna

E se você está pensando que a mãe da noiva e do noivo é exceção à regra, engana-se. Embora seja imensurável a alegria de casar a filha e o filho, é importante que a mãe contenha a euforia, para não exagerar na dose e virar o centro das atenções. O que não significa que ela não deva estar impecável, claro. “A mãe da noiva ou do noivo também tem destaque no dia do casamento.  Mas sua maquiagem deve ser sempre delicada e discreta”, orienta Ivani Salesmaquiadora do Espaço Meninas Cabelo & Estética.

mãe da noiva com vestido vermelho e maquiagem leve
Foto: O’Malley Photographers

Conversamos com experts em maquiagem que dão dicas imperdíveis para as mães das futuras noivinhas e noivosfazerem bonito no casamento de seus filhos. Fique por dentro!

1. Valorize o que você tem de melhor

Poder experimentar novos tons e texturas de maquiagens, produtos que acabaram de ser lançados e as produções que estão em alta é maravilhoso. Mas deixe para brincar com as infinitas possibilidades que o mundo da beleza oferece em outra ocasião.

De acordo com a maquiadora Stephanie Bergmann, docente de maquiagem social, caracterização e designer de sobrancelhas do SENAC SP, a mãe da noiva e do noivo deve usar uma maquiagem que realce os pontos fortes de seu rosto, seu tom de pele, seus olhos e cabelos, e que transmita sua personalidade.

mãe da noiva com make leev

2. Respeite seu estilo

Cada pessoa tem um estilo e é fundamental mantê-lo, para evitar se sentir desconfortável durante a celebração, orienta Ivani Sales. Mulheres clássicas, por exemplo, podem apostar em contornos e cores suaves, como os tons de nude.  As mais modernas, investir em uma pele bem trabalhada e iluminada, com ar de saudável. Já as tradicionais, podem ousar na cor do batom e investir em uma pele bem-feita. 

Mas, independentemente do estilo, cuidado com o blush. “Maçãs do rosto muito carregadas desviam o foco para elas”, alerta Talita Cruz, maquiadora do Studio João Franco. E mulher nenhuma quer se parecer com a boneca Emília numa ocasião tão importante, não é? 

mãe do noivo com batom vermelho
Foto: Hello Blue Photo

3. Fique atenta ao horário da cerimônia

De acordo com Isaac Alves, maquiador do Salão Bluecasamentos diurnos pedem maquiagens leves e naturais. À noite, estão liberadas produções mais elaboradas. “Em cerimônias noturnas, é possível abusar mais das cores e dar destaque aos olhos com tons mais fechados, como marrom, preto, roxo, verde e azul escuros. A pele também pode ganhar uma cobertura mais dramática e texturas mate”, garante Stephanie Bergmann.

mãe da noiva com maquiagem para o casamento
Foto: Patrick Moyer Photography

4. Pense no local do evento

Cerimônias na praia combinam com maquiagens leves e naturais; na fazenda, produções neutras com tons pastel e nudesão boas pedidas; já em espaços fechados, é possível usar brilho, olhos mais dramáticos e a boca mais ousada. 

Também é importante considerar o clima desses locais. “Na praia e na fazenda, temos que levar em conta o calor e o suor. O mais indicado é que os produtos usados sejam leves e à prova d’água, para que a maquiagem não derreta, escorra e manche a pele”, alerta Ivani Sales.

mãe da noiva com maquiagem para noite e vestido com brilho

5. Aposte nos tons coringa

Se você é indecisa e levar em conta todos esses aspectos vai te deixar ainda mais confusa, saiba que tons perolados e marrons são ótimas alternativas, pois, de acordo com Isaac Alves, combinam com todos os estilos. Variações de rosa e lilás, por sua vez, ficam bem em todos os tons de pele, além de deixarem a maquiagem mais sofisticada e elaborada, segundo Stephanie Bergmann. 

mãe da noiva com maquiagem leve e boca vermelha
Foto: Luna de Mare Photography

6. Prefira produções harmônicas

Usar a maquiagem do mesmo tom do vestido está completamente fora de moda. As cores devem ser harmônicas, mas nunca idênticas. “Sugiro que sejam observadas as nuances que a cor do vestido desencadeia. Tom sobre tom pode ser interessante. Mas não é porque o vestido é azul que obrigatoriamente a maquiagem tem que ser também”, garante Talita Cruz.

mãe do noivo com boca vermelha e penteado solto para casamento diurno
Foto: Moreland Photography

7. Lembre-se de que menos é mais

E por falar em harmonia, nem pense em investir em um look “olho tudo, boca tudo”. “Depositar o máximo nos olhos, nos lábios e nas bochechas pode ficar um pouco demais. Os contrapontos existem justamente para destacar valores e aspectos diferentes de cada parte do rosto”, explica Talita Cruz.

mães dos noivos com maquiagem suave
Foto: Andrea Jacobson For The Observatory

8. Invista em acessórios

Segundo Denner Kelly, cabeleireiro e maquiador do salão Marcio Mello Espaço Rio, cílios postiços estão em alta e são excelentes para levantar o olhar. “Hoje, existem diversos modelos no mercado, dos mais discretos e naturais aos mais dramáticos”, completa Stephanie Bergmann.

mãe da noiva com colar e acessórios para completar o look

9. Não exagere no brilho

Por outro lado, iluminadores dourados e glitter não são bem-vindos na maquiagem da mãe, pois podem se sobressair demais nas fotografias e na filmagem do casamento. A alternativa é investir em outros produtos que iluminam, como a maquiagem perolada e cintilante.

mãe da noiva com maquiagem para o casamento

10. Abuse do que te deixa à vontade

Quem não é fã de maquiagem não é obrigada a investir em uma produção muito elaborada. “Faça uma boa pele, use sobra clara, máscara de cílios, delineador e batom um pouco mais escuro que o diário”, sugere Denner Kelly. Essa é uma ótima maneira de ficar sutil e sofisticada, sem se sentir desconfortável.  

maquiagem mãe da noiva
Foto: Andrew Mark Photography

1 comentário