3 dicas pra você escolher o perfume certo

Olá amores de mami, tudo bem com vocês?

Quer algumas diquinhas definitivas pra escolher o perfume que tem mais a ver com você? Então vem:

Resultado de imagem para perfumes

#1 EDP ou EDT? O que significa?

Muitos perfumes carregam o mesmo nome, mas vem com uma sigla misteriosa: EDP ou EDT. Sabe o que isso significa? EDP quer dizer Eau de Parfum e EDT Eau de Toilette. A diferença entre eles é bem simples, as notas dos perfumes que levam o mesmo nome podem até ser iguais, mas dependendo da sigla que vem depois, a concentração da fragrância é maior ou menor, deixando ela mais forte ou mais suave.
O EDP é composto de 8-16% de concentração e suas notas são mais marcantes. Sua fixação é de até 12 horas na pele. Já o EDT é uma fragrância mais delicada, sua concentração é de 4-8% e dura até 8 horas.
Normalmente as pessoas tendem a usar o EDT durante o dia e o EDP para eventos de noite. Mas nós, particularmente, não seguimos regras quanto o assunto é beleza! haha 🙂

#2 Como a mágica acontece?

Exatamente como na música, o perfume também possui notas. O resultado do cheirinho que a gente sente é a soma de todas essas notas. Cada perfume tem três classes de notas olfativas na sua composição, elas são: as notas de topo/cabeça; as notas de meio/coração; e as notas de base/fundo. Esse grupinho de notas são sentidos na pele em momentos diferentes do dia. Por isso você sente que o cheirinho vai mudando conforme as horas.
Além de

😇 Notas de topo/cabeça:

Se a primeira impressão é a que fica, em uma fragrância quem carrega essa responsabilidade são as notas de topo, pois é delas o cheiro que você sente assim que aplica o perfume. As notas de topo são pequenas moléculas que evaporam rápido e, por isso, a fragrância também se dissipa na mesma velocidade. Em alguns perfumes as notas de topo aparecem durante 2 minutinhos, em outros pode durar 1 hora. Geralmente essas notas são conhecidas como frescas, agressivas, agudas, pois tem um cheiro muito forte e volátil. É provável que você encontre nas notas de topo substâncias cítricas, frutas leves, ervas, gengibre, entre outras.

 Notas de meio/coração:

Logo depois que as notas de topo se dissipam, as de coração aparecem. E como o próprio já nome diz, esse é o coração da fragrância, as principais notas estão nesse grupo. A responsabilidade, dessa vez, é imprimir personalidade ao perfume. As notas de coração são descritas geralmente como mais suaves e polidas, e os exemplos são as essências de lavanda, frutas não cítricas, jasmim ou de rosas. Esse é um grupo de notas menos volátil e vai te acompanhar durante o processo de evaporação do perfume, impedindo que as notas de fundo apareçam antes da hora.

🌰 Notas de base/fundo: 

As últimas, mas não menos importantes! Quando você começa a sentir as notas de fundo, ainda é possível sentir as de coração. Esse momento é considerado como “o tema principal do perfume”, a união entre fundo e coração. A responsabilidade desse grupo é trazer profundidade e solidez para a fragrância, fortificando as notas de topo e coração, além de fixar e exalar o cheirinho do perfume no corpo por longas horas. Isso acontece porque nesse grupo estão as moléculas mais densas, que evaporam lentamente. Especialmente as notas derivadas de animais, baunilha, âmbar, patchouli e musk. Algumas notas podem ser sentidas até mesmo após 24 horas após a aplicação.

Resultado de imagem para perfumes

#3 Já ouviu falar em família olfativa?

As fragrâncias são classificados em famílias e subfamílias olfativas. Essa classificação é feita a partir da predominância de notas na composição do perfume. Se você entende um pouquinho do que são essa famílias, suas chances de acertar na compra do perfume é muito maior!

Aromático: os aromáticos são compostos principalmente por sálvia, alecrim, tomilho e lavanda, geralmente acompanhados por notas cítricas e apimentadas. Esta familia é muito utilizada na perfumaria masculina.

Floral: a família olfativa mais popular! É composta por jasmim, rosas, gardênias e outras flores. Podem ser apresentadas em suas formas puras ou com toques orientais. São notas que transmitem romance, delicadeza e feminilidade.

Floriental: notas, misteriosas, cativantes e sensuais! São uma combinação entre florais com fundo oriental e um toque adocicado.

Oriental: notas sensuais, misteriosas, quentes, envolventes. Uma combinação de notas frescas com notas mais quentes, como baunilha, âmbar e madeiras.

Amadeirado: notas, refinadas, elegantes. Familia composta por madeiras como cedro, sândalo, patchouli, que podem resultar em notas mais secas e menos adocicadas. Possuem toques de canela, terra ou tabaco.

Fougère: fragrâncias estimulantes e marcantes! Um acorde que inclui notas cítricas, lavanda e cumarina acompanhadas de notas amadeiradas e de almíscar. Na maioria das vezes os perfumes desta família são masculinos.

Cítrico: são composições leves e pouco perfumantes em longo prazo. Muito frescas, podem ser usadas por homens, mulheres, crianças e bebês! Suas principais matérias-primas são as essências de cedra, litsea cubeba, bergamota, limão, laranja e cumarú.

Chipré: Tem uma tríade de notas em evidência para caracterizá-la. Essa tríade é composta por notas cítricas no topo, corpo e fundo amadeirados compostos por patchouli e musgo de carvalho.

Subfamílias olfativas:

Ambarado: Contém âmbar em destaque, com fechamento suave e macio, com adição de baunilha ou derivados, sem se tornar doce.

Animálico: Perfumes com base forte e marcante, contendo notas animálicas de civeta e/ou castoreum.

Aquático: Trazem notas com aspecto aquático, marinho, leve, ozônico. Utiliza muito a molécula sintética calone, que imita o cheiro marinho.

Aromático: Traz notas frescas de abertura e desenvolvimento como lavanda, alecrim, artemísia, menta, manjericão, etc.

Gourmand: Composta terminantemente por notas gustativas como chocolate, baunilha, açúcar, caramelo, nozes, coco, leite, mel, etc. Aquele tipo de perfume que dá até vontade de comer a pessoa que está usando. 😂

Almiscarada: Nuances suaves e macias de almíscar, lembrando cheiro da própria pele ou de bebê.

Atalcado: Perfumes limpos e confortáveis, lembra o cheiro de produtos cosméticos. Pode conter íris, violeta, fava tonka.

Especiado: Traz a presença das mais variadas especiarias, sejam quentes, frias, salgadas, fortes ou fracas. Exemplos: cardamomo, cravo, canela, gengibre, noz moscada, pimenta preta, pimenta rosa, coentro, etc.

Prontinho! Agora é só pegar as fragrâncias que você ama, pesquisar suas famílias olfativas e as notas, depois ver se o perfume que você tá namorando é parecido com eles. 😉 Ficou fácil, né?

E aí, já sabe qual perfume combina com você? Deixe aqui nos comentários.

Beijinhos até o próximo post.

1 comentário