Um passeio maravilhoso a uma fazenda de café com a Clínica Visia

Oi lindonas, tudo bem?

Hoje o post é um pouco diferente, mas muito interessante para todos nós, brasileiros, que devemos conhecer um pouco mais a história do nosso país. Recentemente visitei uma fazenda centenária de café em Bragança Paulista, junto com a Clínica Visia. Nessa visita, fiz o ‘Tour do Café’, passeio super especial que foi criado pela agência de viagens Antaris Travel.

Imaginem que legal conhecer uma fazenda cafeeira que já existe há 200 anos? O tour, além de promover o conhecimento da história do Ciclo do Café no Brasil, ainda retrata a riqueza gerada pela produção cafeeira através do patrimônio histórico e cultural das fazendas paulistas. E, pasmem, essa fazenda ainda hoje produz e gera riqueza através da exportação.

café

Tomando um cafézinho!

 

Pude conhecer também os cafezais, sua estrutura produtiva e acompanhar todas as etapas do processo de fabricação, tipos e variedades de café feitos no Brasil. Depois, fiz uma trilha ecológica (lugar lindo!), e terminei o passeio tomando um brunch em um vagão de trem, degustando o delicioso café produzido na fazenda.

Bem no início do passeio há a antiga sede do cafezal: uma construção histórica com mais de 200 anos. Para quem adora arquitetura antiga, é muito interessante. Ela parece ficar ainda mais bonita com a natureza ao seu redor.

casarão

Casarão de novela de época!

Além disso, há senzalas no local, que nos faz entender um pouco sobre a história social do Brasil e seus processos de transformação. O café se utilizou muito do sistema escravagista e, logo que foi abolido, quem tomou vez como trabalhadores foram os imigrantes italianos.

Achei muito interessante esse passeio. Pesquisando aqui descobri que o Brasil é o maior produtor e exportador de café (cerca de 30% da produção mundial) e que, graças ao café, a cidade de São Paulo passou de nona maior cidade do Brasil para quinta maior do mundo!

Muito legal, né? Vocês já fizeram algum passeio do tipo? Se não, eu sugiro que façam! É um ganho cultural enorme.

Para quem quiser ver, fiz um VLOG sobre:

Beijinhos.

2 comentários

  • Marisa, seu blog está lindo, parabéns!!! Eu super amei esse vlog, especialmente a fazenda, quero ir quando for ao Brasil!!! Como faz? Vc é sempre muito divertida. Hehehe Eu também amo a natureza e não é só depois de velha não, eu sempre adorei, desde pequenininha. Bjao pra vc e parabéns para o Mr. Papi. [flowe2] [baloons]

    Responder