7 DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA QUEM JÁ PASSOU DOS 50

 

Olá meus amores, tudo bem com vocês?

As mudanças no nosso corpo acontecem o tempo todo. Desde os ossos, músculos, órgãos…. tudo muda ao longo da vida. E, se o corpo e a mente mudam, porque os hábitos não deveriam mudar? Não é mesmo?! Cada etapa da vida tem suas exigências e necessidade.

Por isso, é claro que a dieta também deve se adequar à faixa etária de cada pessoa. Separei algumas dicas para ajudar vocês manter a boa forma!

Mas não se esqueça, que se amar vem antes de tudo isso  [pinkheart]

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  • Para as crianças, a alimentação tem como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento. Começa com a amamentação, depois vem a inclusão de alimentos sólidos.
  • À medida que a pessoa cresce, as necessidades mudam – e a dieta também.
  • Na adolescência, e a partir dela, começam mudanças como as alterações hormonais, a perda de cálcio, a maior lentidão metabólica e outras mudanças intimamente relacionadas não só com a idade, mas também com o que é colocado no prato.
  • Depois dos 50 anos, principalmente as mulheres devem adotar novos hábitos alimentares para garantir o bom funcionamento do corpo, a beleza, o bem-estar, a disposição e a saúde.

Aposte nas proteínas

  • Quem chegou aos 50 anos deve incluir no seu cardápio opções proteicas como carnes vermelhas, peixe, frango e ovos.
  • Esses alimentos ajudam na construção e manutenção dos músculos, bem como, fortalecem o sistema imunológico, evitando infecções.
  • Vale destacar que as fontes de proteína aumentam a disposição, evitam a fadiga típica da idade, contribuem na beleza da pele, unhas e cabelos, além de prevenirem as perdas de massa muscular.

Não abra mão dos cereais e grãos integrais

  • Para esbanjar saúde e bem-estar, nós as cinquentonas [inlove]  devem inserir grãos e cereais integrais no cardápio.
  • Esses alimentos contribuem no controle do colesterol, além de serem fontes de fibra que melhoram o funcionamento intestinal.
  • Este tipo de alimento é ótimo em qualquer fase da vida (exceto bebês, claro), mas para quem já passou dos 50 eles são essenciais.

Atenção ao nível de cálcio

  • Uma das principais alterações que surgem com o avançar da idade é a temida perda de cálcio.
  • Esse problema tende a afetar os ossos e os dentes, sendo que a melhor maneira de solucioná-lo é justamente aumentar o consumo de queijos, leites e iogurtes.
  • Para melhorar a absorção de cálcio, lembre-se de incluir fontes de vitamina D no cardápio.
  • 15 a 20 minutos de exposição diária ao sol também contribui para a produção desta vitamina!

Verduras e legumes não podem faltar

  • O consumo de alimentos naturais deve aumentar nessa fase da vida.
  • É por isso que as frutas, legumes e verduras não devem faltar na dieta de quem tem mais de 50 anos.
  • Esses alimentos são ricos em antioxidantes que previnem doenças e o envelhecimento celular.

Coma soja

  • Essa dica é especial para as mulheres acima dos 50.
  • Estudos recentes apontam que o consumo de soja ameniza os sintomas da menopausa, incluindo as incômodas ondas de calor.
  • Além disso, a soja melhora a condição cardiovascular, otimiza o funcionamento do cérebro, ajuda a controlar o diabetes, contribui na manutenção óssea e auxilia na prevenção de doenças gastrointestinais.
  • Isso significa que a soja é um alimento curinga para quem passou dos 50.

Coma pequenas porções de oleaginosas

  • As castanhas, nozes, amêndoas e outras oleaginosas possuem minerais como magnésio, zinco e selênio e vitaminas que ajudam a formação dos neurotransmissores, melhoram o humor e relaxam os músculos.
  • A castanha-do-Pará, por exemplo, é rica em antioxidantes benéficos para o organismo.
  • Apenas tome cuidado com os excessos, pois as oleaginosas são bastante calóricas.
  • A dieta dos 50 anos deve ser balanceada e adequada para a idade, mas, como vimos, não é nada complicado e, além de saudáveis, os alimentos recomendados para esta fase da vida são deliciosos e fáceis de encontrar!

E vocês cinquentonas, já está com a alimentação adaptada à sua idade?

Espero muito que vocês tenham gostado das dicas! Não esqueça de me seguir nas redes sociais e de deixar seu comentário.

Beijinhos e até o próximo post  [shy]

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