Cozinhando Self

Bolo de Farinha Integral

 

Quando pensamos em alimentação saudável, nossa primeira atitude é mudar nossos hábitos alimentares passando a consumir mais produtos integrais, como por exemplo, a farinha integral. Mas o que faz, neste caso, com que a farinha branca se torne a vilã das dietas?
 
Uma de suas características é o baixo teor de nutrientes e um alto índice glicêmico, ou seja, ela aumenta a taxa de glicose no sangue, fazendo uma ação parecida com a do açúcar no organismo.
 
Outro fator é a baixa quantidade de fibras por conta do refinamento. Com isso a farinha integral ganha ponto positivos, já que é menos processada, mantendo seus nutrientes, como a proteína.
 
Se formos pensar em um dia de alimentação, o que temos? Assim que acordamos nosso primeiro alimento é um pão francês, que leva como ingrediente a farinha branca. Se almoçarmos uma macarronada, lá está ela de novo. E se tomarmos um café da tarde com bolinho de chuva? O que fazer então, para fugir desse ingrediente?
 
Uma alternativa é esse bolo de maçã que vou ensinar no vídeo abaixo. Além de ficar crocante e fofinho, é saudável e fica uma delícia!

Confira o video a seguir

Ingredientes

3 maçãs
2 bananas
2 ovos inteiros
2 claras
2 xícaras de farelo de aveia integral
2 colheres de sopa de fermento
Canela para povilhar
Maçã cortada em pétalas para enfeitar

Modo de Preparo

Bata no liquidificador as maçãs, o ovo inteiro, a clara e a banana.
Passe para uma tigela e junte o fermento e a aveia.
Mexa bem e coloque em uma forma antiaderente.
Cubra com fatias de maçã e leve para assar por 30 minutos em fogo médio.
Espere o bolo dourar para retirar do forno.
Polvilhe um pouco de canela e sirva.

1 comentário