Jardim de Inverno: como e onde fazer o seu?

Se você gosta de estar sempre perto da natureza e não possui um espaço para fazer um jardim no lado de fora da casa, um jardim de inverno pode ser uma ótima opção! Muitas pessoas possuem dúvidas de onde colocá-los, como fazê-los e como mantê-los! Por isso, nós fizemos um post para esclarecer um pouco as suas dúvidas e te ajudar a fazer um lindo jardim de inverno!

Pra começar: qualquer cantinho serve! Isso mesmo! Na hora de montar um jardim de inverno, pense naquele cantinho da sua casa que está esquecido há um bom tempo. Embaixo da escada, um quartinho bem arejado que esteja sem uso ou um cantinho do corredor que não atrapalhará na circulação das pessoas, também pode ser. Escolha o melhor lugar aí na sua casa e comece a pensar nos detalhes!

Depois de escolher o local ideal para seu jardim, planeje tudo levando em consideração o local que pode ou não ser coberto, porém, precisa de claridade natural. Uma porta de vidro pode ajudar nessa tarefa, deixando a iluminação entrar. O restante da decoração, a vegetação a ser usada e também a necessidade de manutenção do ambiente devem ser analisadas! Esse é um passo muito importante para que seu jardim além de lindo, seja também prático e aconchegante!

jardim de inverno

A escolha das plantas também é muito importante. Escolha plantas que são mais resistentes e que se adaptem mais facilmente a ambientes internos. Existem alguns tipos de plantas que são encontradas com mais frequência em jardins de inverno, como, por exemplo: Afelandra, Agapanto, Ajuga, Alocásia ou Punhal-malaio, Arália, Aspargo-samambaia, Avenca, Azulzinha ou Evólvulo, Begônia, Cordiline ou Dracena vermelha, Crossandra, Érica ou Falsa-érica, Filodendro, Flor-de-maio, Fórmio-variegata, Jibóia, Orelha-de-gato, Orquídea Falenópsis ou Orquídea Borboleta, Peixinho, Peperômia, Rosa-do-deserto, Adenium, entre outras. Escolha as plantas da sua preferência e não se esqueça que elas são as responsáveis pelo visual do seu jardim.

Além das plantas, alguns objetos decorativos também podem ser inseridos no jardim de inverno, como vasos, cachepôs, bancos de madeira, pedras, cascalhos e estatuetas!

Agora que você já tem um ambiente adequado, as plantas ideais e os objetos decorativos escolhidos, seu jardim está pronto e lindooo! 😍

jardim de inverno

Mas, você deve estar se perguntando… E como manter e cuidar de um ambiente assim? Temos algumas dicas simples:

Cuidados com o Jardim de inverno:

Luminosidade

É necessário ter luminosidade para evitar o fototropismo (movimento da planta em busca de luz, que faz com que ela entorte e cresça em desequilíbrio). Algum tipo de luz (lâmpada) também pode ser usado para ajudar na iluminação, porém, é preciso tomar cuidado para não danificar as plantas e lembrar que elas também precisam de algum tempo no escuro, por isso, não é indicado deixar as luzes ligadas o tempo todo.

Irrigação

A irrigação muda de acordo com o tipo de planta, locais úmidos necessitam um pouco menos de água. Ambientes mais secos e com ar condicionado necessitam de um pouco mais. As plantas não devem ser regadas demais pois podem apodrecer. É necessário garantir uma impermeabilização de qualidade e boa drenagem.

Adubação 

A adubação em locais fechados deve seguir as mesmas recomendações para plantas cultivadas em áreas abertas. No entanto, alguns tipos de adubos orgânicos podem incomodar devido ao mau cheiro e, por isso, o uso de produtos químicos talvez sejam aconselháveis. O mesmo pode acontecer em relação ao substrato. A escolha deve ser cuidadosa para evitar aqueles que exalam cheiro desagradável. Fibra de coco, casca de pinus, casca de arroz, entre outros, são indicados.

Ventilação

A maioria das espécies não é exigente em relação à ventilação. Elas agem como se estivessem em uma estufa e acabam até se desenvolvendo melhor. O único aspecto diferenciado em locais pouco ventilados é a maior absorção de água pelas plantas. Fique de olho!

Poda

A pode deve ser feita de acordo com cada espécie de planta. Realizando esse processo de forma correta, mantém-se uma boa aparência do local e também a limpeza. Se você não gosta de fazer podas constantes, opte por plantas que não requerem muita manutenção.

Pragas e Doenças

Se o ambiente for totalmente fechado, é comum o surgimento de fungos e cochonilhas. Para contornar esse problema, é recomendado o uso de produtos atóxicos para o homem e animais domésticos. E, para evitar infestação, é importante adequar o jardim o máximo possível das condições ideais de cultivo das espécies.

Fazer um jardim de inverno pode ser mais fácil do que você imagina! É uma ótima opção para quem gosta de estar pertinho da natureza para cuidar e contemplar, além, é claro, de deixar a decoração ainda mais bonita, charmosa e sempre por dentro das tendências!

jardim de inverno

E aí, preparada para fazer o seu jardim de inverno? Depois que estiver prontinho, que tal mostrar pra gente? 😃

Beijinhos até o próximo post.

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...