A ciência comprova que estes 7 alimentos deixam pele e cabelos mais bonitos

6 alimentos que te deixam mais saudável (Foto: Reprodução/Instagram)

6 alimentos que te deixam mais bonita (Foto: Reprodução/Instagram)

Enquanto muitos alimentos têm o potencial de tirar o brilho da sua pele, existem alguns pequenos ajustes nutricionais (que você pode realizar com facilidade) para literalmente limpar e renovar a sua cútis. Incorporar ômega-3, colágeno e proteína na sua dieta pode mudar sua vida para melhor.

O velho ditado 'você é o que você come' nunca fez tanto sentido e foi tão valioso na era do fast food. Nesta página, a nutricionista funcional Ana Paula Ricciarelli compartilha sete alimentos que, cientificamente, te deixam mais bonita e saudável. Aos detalhes:

1. Frutas vermelhas: morango, amora, framboesa

 (Foto:  )

Com potente ação antioxidante, as frutas vermelhas - além de deliciosas- combatem os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce da pele. A vitamina C, por exemplo, estimula a absorção de ferro e promove o crescimento do cabelo. Sem contar que essas frutas têm poucas calorias, muita água e um bom teor de fibras. Como não amar?

2. Camarão, ostras, lagosta e frutos do mar em geral
Os frutos do mar possuem altas doses de zinco e outros minerais essenciais. O zinco contribui para um cabelo macio e brilhante, combate a queda. "Já os efeitos na pele são vários: ação cicatrizante, uniformização, diminuição da produção de sebo das glândulas sebáceas, controle de oleosidade e combate a acne pela ação anti-inflamatória", explica Ana Paula.

3. Oleaginosas: amêndoa, castanha de caju, castanha do para, nozes, macadâmia, pistache

Roasted Brazil nuts (Foto: Getty Images/iStockphoto)

Consumir uma boa variedade de oleaginosas é o segredo para garantir boas doses de todos tipos de ácidos graxos essências como ômega 3, 6, 7 e 9. Essas gorduras têm as seguintes propriedades:

ômega 3: poderoso anti-inflamatório, ele é a principal arma no tratamento contra a acne. Possui propriedades emolientes naturais, que mantêm a pele hidratada.
ômega 6: excelente ação cicatrizante.
ômega 7: oferece proteção e cicatrização da pele, além de deixá-la luminosa e com aspecto saudável.
ômega 9: proporciona resistência à oxidação e desidratação natural da pele.

4. Semente de girassol & semente de abóbora

Semente de girassol (Foto: Thinkstock)

As sementes de girassol são uma excelente fonte de nutrientes e contêm, principalmente, alta concentração de vitamina E, um importante antioxidante para a pele. Já as sementes de abóbora têm altas doses de ferro e L-lisina — dois nutrientes que podem ajudar a controlar o excesso de queda de cabelo.

5. Chocolate (com pelo menos 70% cacau na composição)

chocolate amargo (Foto: Thinkstock)

Os efeitos do cacau na pele são maravilhosos, sabia? Quanto maior a concentração de cacau no seu chocolate mais benefícios à saúde! "Os flavonóides do cacau podem melhorar o fluxo sanguíneo, diminuindo, por exemplo, os danos causados na cútis pelo sol. A circulação sanguínea do couro cabeludo também é beneficiada. Além disso, o chocolate amargo ajuda a aliviar o estresse dando brilho extra à pele", conta Ana Paula.

6. Água

Água com limão (Foto: Thinkstock)

A gente já sabe, mas não custa relembrar! A água evita a desidratação e, por isso, quanto mais hidratado seu corpo estiver, mais essa hidratação refletirá na sua pele! O líquido ajuda a remover toxinas e resíduos do corpo, limpando e deixando tudo mais saudável. "É de extrema importância para processar todos os nutrientes dos alimentos que ingerimos e transportar os nutrientes para as células. Sem água a absorção de todos os nutrientes fica comprometida", explica a nutricionista.

. Avocado

 (Foto:  )

O avocado é rico em proteínas e tem sido considerado um "superalimentos" da moda por um motivo! Ele é fonte de gordura boa como óleos, vitamina E, vitamina C e ômega-3. Nós amamos!

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...