URGENTE: PARE DE ESFREGAR O CREME NO SEU ROSTO!

Desculpe o caráter assustador do título, mas essa é uma realidade importante e temos urgência em mudar nossa rotina de beauté, especialmente do rosto! É que não adianta você ter o creme mais caro, a máscara facial mais bonita, usar tudo religiosamente e na ordem certa… se na hora de você depositar o produto, você deposita errado.

Sabe aquela velha história de não “colocar”, mas “depositar” a sombra? Pois bem, produtos para pele também tem uma necessidade similar. Li na Allure de como as japonesas  e sul coreanas são extra cuidadosas nesse quesito e por lá elas passam creme de forma diferente.

Bom, não é nada moderno, é uma maneira até primitiva de passar creme, mas que faz a diferença: dando tapinhas. Não esfregue o creme, como se tivesse remixando uma música na vitrola, mas dê suaves batidinhas. Dizem que faz diferença!

Na realidade, essa é uma técnica oriental comum. Na matéria, inclusive, li que há divergências entre dermatologistas ocidentais e orientais acerca da técnica. É um certo preciosismo? Sim. Deve fazer diferença mesmo? Capaz. Mas é tudo questão de hábito, de inserir na rotina uma nova forma de fazer o creme funcionar, que mal tem?

Mas afinal, qual é a diferença? Na entrevista, uma dermato japonesa falou, “Esfregar cria muitas forças de atrito em sua pele, o que pode irritar e criar uma inflamação desnecessária, especialmente ao redor dos olhos. Você ainda evita de puxar e arrastar a pele”. E ela completa, “Usar a técnica de batidinhas, não só é menos prejudicial à estrutura da pele, mas também aumenta a absorção e a eficácia dos ingredientes, além de estimular o fluxo sanguíneo, dando um brilho agradável à pele.”

Lembro que num papo com o pessoal da Kiehl’s no ano passado, aprendi essa técnica com um produto hit deles, o Midnight Recovery Concentrate. Ele tem uma textura líquida de óleo, mas seca (sim, é diferente, mas maravilhoso) e a forma de usar é aplicar 2/3 gotinhas na ponta dos dedos e dar suaves pressionadinhas no rosto. Outro produto deles que gosto e tem essa função escrita na embalagem, é o Iris Extract Activating Essence Treatment. Depois dessa aula, faço isso basicamente com todos meus produtos similares, especialmente aqueles que vão ao redor dos olhos.

"pressionar suavemente sobre as maçãs do rosto, testa e queixo"

E os japoneses e coreanos são tão focados, que existem técnicas de batidinha, “uns batem as mãos em movimentos rápidos, enquanto acariciam seus produtos de cuidados com a pele. Outros, pressionam-nos com movimentos lentos e pesados”, finaliza.

Mas nem todo produto tem a textura e consistência pra gente sair batendo-e-depositando, segundo os experts. Os Séruns e produtos mais líquidos, são os mais indicados pra técnica. Basta aplicá-los nas pontas dos dedos e soltar as suaves batidinhas. Já os mais espessos,  como cremes e hidratantes, é indicado depositar delicadamente uma fina camada sobre a pele, para depois começar as batidinhas.

E qual é o processo da rotina de cuidados de vocês, esfrega ou deposita? Vale conversar com a sua dermatologista e sempre tratar sua pele com todo o carinho <3

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...