Como proteger os fios da chapinha, da tintura e do secador

Olá amores de mami, tudo bem com vocês?

Secador, chapinha e coloração são tipo aqueles boys aos quais a gente não consegue resistir, mesmo sabendo que são encrenca… Dia de cabelo ruim? Ar quente no cabelo! Sem tempo para fazer uma escova antes da festa? Passa a prancha e vai! A fim de dar um up no visual? ‘Bora ficar loira (ruiva, morena etc). O resultado geralmente é bom, mas tem consequências.

“O uso contínuo da chapinha e do secador torna os fios secos e quebradiços, devido ao calor”, alerta o cabeleireiro Jeferson Ribeiro, do salão Jacques Janine. “Já a coloração permanente contém amônia que, com o tempo, deixa os cabelos porosos e faz com que percam a hidratação natural”, avisa o cabeleireiro Jotha Cunha, do salão 1833, de São Paulo (SP).

A boa notícia é que é possível minimizar e até mesmo reverter os danos causados por esse trio seguindo alguns cuidados básicos sugeridos pelos profissionais – já no caso dos boys, a gente não garante.

Tintura sem dramas

Cabelo colorido, para se manter brilhante e saudável, precisa de produtos formulados para selar sua cutícula – a camada externa do fio.

Jeferson recomenda fazer uma hidratação profunda, com cremes de ação instantânea, a cada 15 dias. “Esse tipo de produto oferece uma nutrição superintensa, que irá devolver os nutrientes e a água perdidos pelos fios”, diz.

Cuidados com a chapinha

Opte sempre por uma prancha que ofereça controle de temperatura e certifique-se de que não ultrapasse os 180 ºC. “Acima disso, apenas os profissionais estão habilitados a operar, sem queimar os fios”, alerta Jotha. O especialista também avisa que jamais deve ser utilizada a chapinha no cabelo molhado, pois o choque térmico “frita” os fios.

Quando for alisar, passe o equipamento do meio para as pontas e, por último, próximo à raiz. “O cabelo é indutor de calor. Se você iniciar o processo próximo à raiz, corre mais riscos de queimá-lo na primeira passada”, salienta Jotha.

E mesmo tomando todos esses cuidados, se puder evitar usar o equipamento todos os dias, melhor. O ideal, de acordo com o profissional, é limitar a, no máximo, três vezes por semana. “Evite também passar a chapinha muito lentamente e repetidas vezes na mesma mecha”, completa Jeferson.

Boas práticas com o secador

Da mesma forma que a chapinha, o secador pode queimar os fios se não for utilizado corretamente. A dica número 1 é utilizar um aparelho de, no máximo, 2000 watts de potência (1700 é o ideal) e que tenha jato frio (para a última secada). “Esse truque ajuda a selar a cutícula, dá brilho e deixa o cabelo soltinho”, conta Jotha Cunha, recomendando equipamento com tecnologia de íons.

Outra dica para não danificar os fios: manter uma distância de um palmo entre equipamento e cabelo na hora da secagem.

BFFs inseparáveis

Usar roupas adequadas ao nosso tipo de corpo resulta em um look mais poderoso. Da mesma forma, escolher produtos específicos para nosso tipo de cabelo é garantia de muitos “dias de cabelo bom”.

Fios expostos ao calor da chapinha e do secador e à coloração sofrem alterações que diminuem sua hidratação natural, deixando aquele aspecto de “palha”, que não favorece ninguém.

(Divulgação)

Por isso, além das dicas acima, recomenda-se o uso de produtos desenvolvidos para restaurar os fios, como a linha S.O.S. de Neutrox, cuja fórmula contém duo complexo de proteínas, e age em duas frentes: reparando os sinais de agressão térmica decorrentes do uso de secador e chapinha e recuperando os fios fragilizados por processos químicos – coloração, descoloração e alisamento.

A linha Neutrox S.O.S. é composta por quatro itens: shampoo (limpa profundamente a raiz e nutre sem ressecar, resgatando a saúde capilar, preparando os fios para os próximos produtos da linha), condicionador (restaura as cutículas desde a primeira aplicação, desembaraça e recupera o impacto das agressões químicas e térmicas), creme para pentear (proporciona blindagem das cutículas e desembaraço instantâneo, garantindo fios disciplinados, fáceis de pentear e modelar, além de maciez e brilho duradouros) e creme de tratamento instantâneo (fortalece e repara os fios de modo instantâneo, restituindo a beleza dos cabelos na hora).

Com BFFs como esses, é sucesso garantido!

 

Fonte: MdeMulher

 

E ai amores, o que acharam dessa dica? Se alguém ai testar, me fale se ficou com os cabelos MARA!! =)

Então é isso, espero que tenham gostado.

Beijinhos até o próximo post.

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...