DICAS NATURAIS PRA CUIDAR DOS CABELOS!

Vitamina é uma palavra que nos acompanha desde criança. Se lá na infância, um pouco para nosso desespero, nossas mães nos obrigavam a comer alimentos x e y para crescermos de forma saudável, agora procuramos loucamente tais vitaminas para se tornarem aliadas da nossa beleza.

E eu sempre me perco entre vitamina A ou um pote completo de Centrum, afinal, quais são os benefícios que certas vitaminas e ingredientes podem fazer no nosso universo de beleza? Pois bem, esse é um miniguia com foco no cabelo!

Pro cabelo crescer mais rápido: Ovo, óleo de rícino, óleo de alecrim.

O milagre que todas nós queremos pra não depender da próxima lua crescente! Foco nos ovos, eles contêm lecitina e proteínas que fortalecem, nutrem e restauram seus fios. Além disso, seu alto teor de enxofre pode até ajudar nos problema de caspa. Para fazer uma máscara caseira, misture 2 ovos com 2 colheres de sopa de azeite. Se a viscosidade te incomodar, você pode adicionar uma meia xícara de água para diluir a mistura. Aplique a máscara diretamente no cabelo seco e deixe por 30 minutos, depois tome seu banho normalmente.

Já o óleo de rícino tem propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudam a combater as infecções do couro cabeludo que impedem o crescimento. Ele também contém ácidos graxos ômega-6, vitamina E.

Pra evitar o envelhecimento dos fios: clara de ovo; creatina; vitamina B5; óleo de alecrim.

Seja pela idade ou por excesso de procedimentos químicos,  o “afinamento” do fio é uma realidade que incomoda e não pense que se o seu cabelo cheio irá se beneficiar disso, não, essa perda da espessura é ruim para qualquer tipo de cabelo. E da clara do ovo à vitamina B5, é bom procurar produtos com esses ingredientes. A dica de expert é que a aplicação direta de óleo de alecrim duas vezes por dia durante seis meses foi tão eficaz no tratamento da alopecia androgenética quanto o Minoxidil, portanto, se você gosta de um tratamento caseiro, esse pode ser eficiente!

Para dar mais volume e sedosidade aos fios: Proteína de arroz, cevada e extrato de lúpulo.

Quer deixar o cabelo mais encorpado? Pois bem, muita gente tem o truque de fazer hidratação com cerveja e não é que pode funcionar?! “A proteína de cevada hidrata e condiciona o cabelo, já a do arroz adere aos fios, o que, por sua vez, agrega corpo”, você pode até fazer uma máscara caseira com cerveja, mas logicamente não será qualquer uma (quanto mais lupulada melhor). No mais, vale procurar produtos que tenham esses itens e com certeza terão um cheirinho melhor, nos EUA já existe uma marca dedicada a criar produtos com esses ingredientes à la cerveja artesanal.

Para limpar couro cabeludo: extrato de menta; amido de milho.

O extrato de menta não apenas fornece uma sensação boa de formigamento, mas ajuda a remover suavemente o sebo do couro cabeludo. Outro item que também faz a diferença na hora de eliminar impurezas do couro cabeludo é o amido de milho, “É comum em shampoos secos porque é absorvente, ajudando a absorver o óleo”.

Para minimizar a coceira da caspa: extrato de alcaçuz; vinagre de maçã; suco de limão; mel.

As propriedades anti-inflamatórias do extrato de alcaçuz podem tratar a caspa e aliviar a coceira. Além dele, tem outros ingredientes presentes na nossa cozinha que podem minimizar o incômodo, “O vinagre de maçã ou o suco de limão ajudam a esfoliar melhor a região e ainda previnir caspas no futuro”. Outra opção DIY: a aplicação de uma máscara de mel no cabelo a cada 2 dias pode reduzir a caspa e a coceira, e possivelmente inibir até mais grave condições do couro cabeludo, como a dermatite seborréica.

 

E você, tem algum segredo caseiro, um ingrediente ou vitamina que faça a diferença no seu cabelo? Compartilha suas impressões!

1 comentário