Exagerou na comilança? Veja dicas para desinchar rapidinho

Dicas para desinchar após as festas (Foto: Thinkstock)

Dicas para desinchar após as festas (Foto: Thinkstock)

O dia nem começou e você já deu de cara com um chocotone em cima da mesa para acompanhar o café. Tem tábua de queijos, pães, frutas, brusqueta, panetone, arroz de forno e todas as sobremenas deliciosas do Natal. A gente sabe, é difícil resistir à comilança nessa época do ano – e não tem nada de errado em se permitir e aproveitar para comer e beber o que tem vontade. O problema é que, depois da ceia algumas pessoas sofrem com aquela sensação desconfortável de inchaço.

Se você também passa por isso, mantenha a calma! Algumas dicas podem te ajudar a acabar com a retenção de líquidos entre as festas de final de ano. Conversamos com a Bruna Burti, nutricionista clínica e esportiva, e Fernanda Granja, nutricionista clínica funcional, e reunimos algumas medidas que são tiro e queda para desinchar até o Réveillon.

1. SINAL VERMELHO NO CARDÁPIO

Sinal vermelho no cardápio (Foto: Thinkstock)

Sinal vermelho no cardápio (Foto: Thinkstock)

 

Por mais difícil que seja, as nutricionistas explicam que o primeiro passo é abrir mão de alguns alimentos. Principalmente nesse período pós-festas, tire do cardápio frituras, açúcares e bebidas alcoólicas. Quem também deve ficar fora do seu cardápio são os alimentos industrializados, pois contêm alta quantidade de sódio; trigo, que retém líquido e estimula a insulina; e leite.

2. APOSTE NOS ALIMENTOS CERTOS

Aposte nos alimentos certos (Foto: Thinkstock)

Aposte nos alimentos certos (Foto: Thinkstock)

Enquanto alguns alimentos precisam ser evitados, outros dão um empurrãozinho na hora de desinchar, como pepino, agrião, aspargo, tomate, berinjela, melancia, kiwi, abacaxi, morango e limão. "São diuréticos que ajudam a potencializar os efeitos neste processo", explica Bruna.

3. ÁGUA E CHÁS

Consuma águas e chás (Foto: Thinkstock)

Consuma águas e chás (Foto: Thinkstock)

 

Você já leu e ou viu isso algumas vezes, mas beber 2 litros de água por dia faz toda diferença na hora de desinchar e eliminar toxinas. Outro aliado é o chá. Hortelã, gengibre, cidreira, cavalinha e hibisco são os indicados pelas nutricionistas. "O chá de hibisco dá para tomar quente ou gelado. Eu aconselho fazer um dia antes e levar 1 litro geladinho para a praia. É gostoso e diurético", aconselha Fernanda, mas avisa que é importante não consumir mais do que essa quantidade. Se quiser acelerar o metabolismo, ainda pode acrescentar canela na bebida.

4. O PODER DAS FIBRAS

Invista em fibras (Foto: Thinkstock)

Invista em fibras (Foto: Thinkstock)

Uma alimentação nutritiva e rica em fibras ajuda a evitar a prisão de ventre. "Inclua sementes em suas refeições, como a chia e linhaça para auxiliar a combater a constipação intestinal", indica Bruna.

5. EXERCÍCIO FÍSICO E DRENAGEM 

Pratique exercício físico (Foto: Thinkstock)

Pratique exercício físico (Foto: Thinkstock)

Que tal suar a camisa? Depois da comilança, praticar exercício físico ajuda a suar, acelera o metabolismo e melhora a circulação. Aposte em algo que te dê prazer, seja aeróbico, como corrida e natação, ou musculação. Outro empurrãozinho para desinchar é investir em massagens e tratamentos, como a drenagem linfática.

6. DETOX DE 3 DIAS

Detox de três dias (Foto: Thinkstock)

Detox de três dias (Foto: Thinkstock)

Para todos os pacientes que têm dúvida de como desinchar depois do Natal, Fernanda indica uma dieta detox de três dias, apenas com frutas, vegetais cozidos e chás. Nesse período, o aconselhado é ficar sem treinar. Se você for se exercitar, inclua uma proteína, como o ovo cozido nas refeições.

Fonte: Glamour

1 comentário