Mitos de beleza: 8 mentiras que todo mundo já ouviu (e acreditou)

Oi amores de mami, tudo bem com vocês?

Você decidiu nunca passar creme hidratante facial por ter a pele oleosa? Já fez esfoliações caseiras com açúcar? Então, atenta!

De olho nos mitos (Foto: Karine Basílio/Arquivo Glamour)

Você não precisa aplicar protetor solar se estiver usando base com fator FPS
Você pode substituir, sim, mas desde que o produto ofereça proteção FPS de no número 30 (mínimo). Mas, no geral, nunca é uma boa ideia deixar o protetor de lado. O ideal é utilizá-lo junto à rotina de beleza, depois da hidratação e revitalização da pele e antes da aplicação da maquiagem. Aposte em um BB Cream com cor!

Pele oleosa não precisa de hidratante
Tem que usar, sim! O segredo do tratamento da pele oleosa é a hidratação, posterior à etapa de higienização. Use sérum com hidratantes de toque seco, que são importantes para fazer com que não haja o efeito rebote. Quando a pele oleosa não é hidratada, a produção de sebo natural aumenta, já que o organismo entende que sofreu uma agressão após a retirada não só do excesso de gordura, mas também do manto hidrolipídico. Fica a dica!

Quem tem pele oleosa deve lavar o rosto várias vezes ao dia 
A pele oleosa deve ser higienizada de duas a três vezes ao dia e não mais que isso. O prejuízo com as lavagens excessivas ocorre também se você estiver utilizando produtos inadequados para sua pele. Quando você aplica produtos ricos em substâncias adstringentes e muitas vezes ao dia, o quadro de oleosidade e acne pode piorar com uma tentativa rebote da pele de recuperar a retirada do manto hidrolipídico. Mesmo caso do mito anterior ;-)

Tomar sol seca espinhas
Não é difícil encontrar quem pensa que se expor ao sol sem protetor é uma boa para quem tem acne. A justificativa seria a de que o calor e o sol seriam responsáveis por “secar” a oleosidade da pele. Mas, a verdade é que o calor e a exposição direta à radiação UVA e UVB desencadeiam um processo de falsa melhora (porque ressecam a pele). Mas logo as glândulas sebáceas são ativadas como forma de recompensa. Então, se aquela área já é inflamada e se a glândula é estimulada pelo calor e pelo sol, a pele vai produzir mais sebo, o que agrava o quadro de acne e ainda pode causar manchas e aumentar risco de câncer de pele. Socorro!

Arrancar um fio branco estimula o nascimento de outros
O surgimento de cabelos brancos decorre do processo de envelhecimento quando há diminuição da produção do pigmento da pele,  a melanina, pelas células localizadas na raiz dos pelos. Quando arrancamos um fio, branco ou não, estamos reduzindo o número de fios que esse folículo ainda pode produzir, pelo envelhecimento da raiz! Assim que se esgotar a capacidade desse folículo, poderá surgir uma falha no lugar.

O pelo nasce mais grosso quando raspamos com gilete
Não. Isso é um mito! O que acontece é que a parte mais fina dos pelos são as pontas, de todos, inclusive dos fios de cabelo! Então, quando utilizamos a lâmina para raspar os pelos das pernas, virilha ou axilas cortamos o fio pela metade e não pela raiz. Como cortamos a parte mais fina, assim que eles começam a crescer temos a impressão de estarem mais grossos.

Esfoliante de açúcar faz bem para pele
É preciso cuidado ao usar produtos caseiros para fazer esfoliação, inclusive o açúcar, uma vez que não dá para garantir que o tamanho das partículas seja adequado para aplicar na pele. Além disso, produtos de uso caseiro podem estar contaminados com impurezas, mais facilmente absorvidas pela pele.

Escovar o dente com açafrão clareia os dentes?
Métodos naturais e fórmulas caseiras podem ser desastrosas para os dentes e gengivas também! A “fórmula” do açafrão é uma das mais divulgadas nas mídias sociais, e os “pseudo-especialistas” no assunto, recomendam a sua utilização na hora de escovar os dentes. Mistura-se o pó com água e faz-se uma “pasta de dentes” amarela que tem efeito branqueador, mas na realidade essa é uma ilusão. O que realmente acontece: a remoção do açafrão é muito difícil, pois o tempero adere fortemente à superfície dos dentes e gengivas. O que clareia é o aumento do tempo de escovação e não o açafrão. E, se esse procedimento for realizado com escovas de cerdas mais firmes, causa desgaste do esmalte dental e a retração gengival.

E ai, vocês já caíram em alguma desses mitos?

Deixe aqui nos comentários a sua opinião sobre.  [icon_lol]

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...